aluna
O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York, completou seus estudos na Universidade de Yale, onde em 1892 graduou-se como bacharel em artes e onde Shaw tomou contato pela primeira vez com o basquete. Dois anos depois, recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe uma bola de basquete. Mas demorou um pouco até que o professor pudesse concretizar o desejo de ver o esporte criado por James Naismith adotado no Brasil. A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. Aos poucos o persistente Augusto Shaw foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896. Shaw viveu no Brasil até 1914 e teve a chance de acompanhar a difusão do basquete no país. Faleceu em 1939, nos Estados Unidos. Em 1912, aconteceu os primeiros torneios de basquete. Através de Henry Sims, então diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), do Rio de Janeiro o América foi o primeiro clube carioca a adotar o basquete.
As primeiras regras em português foram traduzidas em 1915. como também foi realizado primeiro torneio da América do Sul, com a participação de seis equipes.
Em 1922 foi convocada pela primeira vez a seleção brasileira, que participou de um torneio continental, em dois turnos, entre as seleções do Brasil, Argentina e Uruguai. O Brasil sagrou-se campeão. Em 1930 foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Basquete.
Em 1933 Nasceu a Federação Brasileira de Basketball, fundada a 25 de dezembro de 1933.
Fazem parte do Hall da Fama da Federação