Aluna
Capítulo 1- Questão 1
Nosdocumentos apresentadoso autor faz referências á escassez de materiais, no caso a de esqueletos que possam comprovar a existência de vida humana, no período Pleistocênico, em especial na América do Sul. Como vimos apenas dois ou três foram recuperados na América do Norte, elegendo assim a América como único Continente no planeta onde se tem notícias da vida humana pré-histórica quase que exclusivamente através de artefatos e não através de restos humanos, como era de se esperar.
O autor indaga ainda que: “porque para esse período, os registros de esqueletos humanos são tão escassos nas Américas? Se no período Arcaico, que sucede (ca. 7.000- 9.800 antes do presente), são relativamente abundantes?”
Alguns documentos buscam respostas para essa pergunta, todo o estudo é na realidade uma forma utilizada paraque se possam compreender as circunstâncias á respeito do “povoamento” do mundo. No texto estudado temos a presença de dois tipos de esqueletos na América do Sul (Chauchat): o primeiro possuiu forma robusta (forte e vigorosa) e o segundo grácil(delicado e delgado).
Conforme vimos, os primeiros humanos que se têm notícias seriam os caçadores Clóvis, acredita-se que foram estes os primeiros humanos a atravessar da Sibéria para ou do Nordeste da Ásia para o Alasca, por volta de 11.000 á 11.500 anos atrás. Se acaso aceitássemos essa versão da história, ainda assim o autor nos afirma que isso não seria possível, pelo fato de termos a existência da técnica das pontas lascadas em terras da América do Sul, e ao mesmo tempo na América do Norte. E ainda temos a não explicação de sítios tipo Clóvis, no Alasca.
Ainda buscando uma explicação sobre a origem humana, temos a ideia de que estes teriam atravessado antes 12.000 anos, e que trouxeram consigo a cultura Pré-Clóvis, a aceitação do sítio de Monte Verde, na região centro sul do Chile deu maior credibilidade á esse fato.
Outro ponto apresentado porDilehayem