aluna
Cor e pH
Objetivo: Avaliar a origem do fenomeno da cor nas outras substancias quimicas e relaciona-lo com o conceito de pH.
Introdução:
Cor e ph
As cores são determinadas por comprimentos de onda do espectro visível refletidas pelas moléculas de um material. Um objeto possui determinada cor quando absorve todas as frequências referentes as outras cores e refletir na região do espectro a frequência referente aquela cor.
Nas substancias, os comprimentos de onda absorvidos e refletidos dependem de seus cromóforos. Fatores caracteristicos da molécula influenciam também na determinaçao da cor, a polaridade e o ph são alguns deles.
Processo de absorção de cores e ph
O ph consiste num índice que indica a basicidade, acidez ou netralidade de uma substancia em um meio qualquer.
Para Ph entre 0 e 7 classificamos a substancia como acida
Para Ph 7 classificamos a substancia como neutra
Para Ph entre 7 e 8 classificamos a substancia como básica
Podemos utilizar indicadores acido base como indicadores de ph. São gerlamente utilizadas substancias orgânicas fracamente acidas ou fracamente básicas que mudam de cor em função do ph .
A partir da utilização de indicadores acido base , observamos a mudança de cor em função de cada substancia , assim comparamos as cores indicadas no papel indicador de ph com a escala das cores e observamos a escala de ph empregada.
Processo de emissão das cores
Segundo a teoria estudada por Bohr quando um elétron é exitado ao receber energia passa para uma camada mais externa e ao retornar ao seu estado fundamental emite a energia recebida ao mudar de nível.
O processo realizado para observar na pratica o processo de emissão da luz e dado pelo teste de chama, cedemos energia através do bico de bunssen em determindos sais e observamos a cor determinada por cada um deles na chama.
Protocolo de reagente:
Aspectos toxicologicos e cuidados de manuseio para o reagente: amônia. (NH3)
A amônia, à temperatura ambiente e pressão