Aluna
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.O que é educação.33.ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Credenciais do Autor
O livro “O que é Educação?” foi escrito por Carlos Rodrigues Brandão, publicado pela primeira vez em 1981 e em 1995 já se encontrava sua 33ª edição. O autor nasceu no Rio de Janeiro em abril de 1940. Formou-se em psicologia na PUC. Em 1967 ingressou como professor universitário em Brasília (UnB), depois em Goiânia (UFG) e, posteriormente, em Campinas pois queria ser mais um educador e um pesquisador do que propriamente um psicólogo. Tornou-se antropólogo e dedicou-se a estudos e pesquisas na área da Antropologia Social. Possui várias publicações como Os Deuses do Povo – Uma introdução às religiões e Educação Popular.
Síntese
O livro em discussão nos mostra, em 10 capítulos, que a educação é um processo constante em nossa vida e que ela não acontece apenas de maneira formal, ou seja, na escola. A educação vai mais além, ela faz parte de tudo que vivenciamos no nosso dia a dia. Segundo o autor, não há um modelo de educação a ser seguido pois depende da cultura de determinado lugar.
Para fazer seu relato sobre a educação, Brandão referiu-se inicialmente a educação indígena, como é transmitida a educação entre os povos e a diversidade de tipos de saber e modos de ensinar.
Para Brandão, a socialização é essencial para a formação do adulto através do processo de aquisição pessoal de saber-crença-e-hábito de uma cultura.
É feita, ainda, uma análise de como o processo educacional se manifestava em algumas sociedades primitivas como na Grécia, onde existia o mestre-escola que acompanhavam a educação dos jovens aristocratas entra os sete e os catorze anos de idade, e na Roma, onde a família prolongava o poder de socializar o cidadão e, através dela, a sociedade civil estendia o alcance do seu modelo em toda uma primeira educação da criança.
O autor expõe, ainda, algumas críticas e discussões sobre a educação e levanta questionamentos de como deve ser