aluna
Conceito: é a quantia em dinheiro que se cobra por um bem ou serviço. De maneira mais ampla, preço é a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um bem ou serviço.
É o valor agregado que justifica a troca. Que compreende:
Condições de pagamento;
Descontos;
Concessões;
Prazos;
Financiamento;
Valor nominal etc.
É o elemento mais flexível do mix de marketing. Ao mesmo tempo, muitas empresas não lidam muito bem com a precificação. Um erro comum é que as empresas estão dispostas demais a reduzir os preços para conseguir fazer a venda em vez de convencer os compradores de que seus produtos valem um preço mais alto. Outros erros comuns incluem preços demasiadamente orientados para custos, e não para o valor ao consumidor, e preços que não levam em conta o restante do mix de marketing.
1.1. Estratégias de determinação de preços de mix de produtos: A estratégia de estabelecimento do preço de um produto muitas vezes precisa ser alterada quando ele faz parte de um mix de produtos. Neste caso, a empresa busca um conjunto de preços que maximize os lucros do mix total de produtos. A determinação de preços é difícil porque vários produtos têm demanda e custos relacionados e enfrentam diferentes graus de concorrência. São cinco situações de determinação de preços de mix de produtos:
Determinação de preços para linha de produtos: As empresas geralmente desenvolvem linhas de produtos em vez de produtos individuais. Na determinação de preços para linha de produtos, a gerência de marketing precisa decidir qual gradação de preço deve estabelecer entre os diversos produtos de uma linha. A gradação de preços deve levar em conta as diferenças de custos entre os produtos da linha, as avaliações de suas diferentes características pelos clientes e os preços dos concorrentes. Determinação de preços para produtos opcionais: Muitas empresas utilizam a determinação de preços para produtos opcionais – vendendo produtos