aluna
Resumo. O processo de centrifugação tem como objetivo separar particular que não são de fácil separação, sendo utilizada em operações de solido-liquido e liquido-liquido. Assim, sendo aplicada no processamento do leite fazendo a clarificação, desnate, padronização e bactofugação. A principal diferença de cada um desses processos está relacionada no tipo de partículas a separar e nas características dos equipamentos.
1. INTRODUÇÃO. A centrifugação é aplicada em diversos ramos da química, bioquímica e biologia, a fim de permitir a separação de substâncias que possuam densidades diferentes em uma mistura via decantação. A forca, qual é usada neste processo é chamada forca centrifuga, ou seja, quando uma partícula em movimento linear continua em velocidade constante e uniforme senão for influenciada por forças externas, sendo submetida a uma força centrífuga para isolar partículas suspensas em seu meio.
Dentre os diversos tipos de centrifugas, estão a centrifuga tubular, centrifuga de múltiplos discos, centrifuga continua e centrifuga de cestos. Já os tipos de separação usados são o de centrifugação diferencial, gradiente, e ultracentrifugação.
Nos diferentes métodos de separação do leite, esta a clarificação; consiste na retirada de partículas mais densas do leite. Desnate; retirada da formação da camada superior rica em gordura-nata. Padronização; controle no percentual de gordura, já que as indústrias vêm oferecendo ao consumidor, variados tipos de leite. Bactofugação; processo de eliminação das bactérias contidas no leite. 3. DESENVOLVIMENTO
A centrifugação é uma operação unitária utilizada em variadas áreas com a principal finalidade de separação de frações ou a concentração das moléculas de interesse. Pode ser realizada com o objetivo de separar sólidos de líquidos ou mesmo uma mistura. A forca centrifuga esta relacionada com qualquer corpo ou partícula que apresente