aluna
Na atualidade existem aproximadamente 40 Calendários em uso no mundo. Alguns exemplos são: calendário maçônico, calendário asteca, calendário babilônico, calendário chinês, calendário egípcio, calendário georgiano, calendário hindu, calendário indígena, calendário judaico, calendário juliano, calendário lunar, calendário maia, calendário muçulmano, calendário romano, calendário universal, calendário solar, entre outros.
Calendário Egípcio
Primeiro calendário da história da humanidade e começa com a enchente anual do rio Nilo. Surge por volta de 3000 a.C. O ano tem 365 dias, divididos em 12 meses de 30 dias e mais cinco dias extras, dedicados aos deuses.
Os egípcios são os primeiros a utilizar um calendário solar , embora os 12 meses de 30 dias sejam de origem lunar. O ano tem 365 dias - e 6 horas a menos que o ano solar, o que significa atraso de um dia a cada quatro anos.
Havia três estações determinadas pelo fluxo do rio Nilo: Cheias (akket); Semeio (pert) e Colheita (shemu). A relação entre as estações definidas pelo Nilo e as estações naturais era feita pelo nascer heliacal da estrela Sirius, conhecida dos egípcios pelo nome de Sothis. A primeira aparição da estrela no céu da manhã, depois da sua conjunção com o sol determinava o início da contagem das estação das Cheias.
O calendário egípcio foi reconhecido pelos astrônomos gregos e tornou-se o calendário de referência da astronomia por muito tempo. Copérnico usou-o para construir suas tábuas da lua e planetas. Já no ano 238 a.C., o Rei Ptolomeu III tentou acrescentar um dia extra ao calendário a cada 4 anos, como no ano bissexto atual. No entanto sua proposta não teve eco. Somente entre 26 a.C. e 23 a.C., a modificação é realizada, sob o império romano na mão de Augusto que introduziu tal modificação no calendário.
Meses
Egípcios
1. thoth
5. tybi
9. pachons
2. phaophi
6. mechir
10. payni
3. athyr
7. phamenoth
11.epiphi
4. choiak
8. pharmouthi
12. mesore
O