Aluna de engenharia civil
A violência doméstica é um problema que atinge milhares de crianças, adolescentes, e mulheres. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns. É de suma importância tratarmos desse problema, pois ela pode trazer vários problemas para a vitima, psicológicos e físicos.
A Unicef relata que diariamente certa de 18 mil crianças e adolescentes sofrem agressões no Brasil. Geralmente a vitima de violência domestica tem a auto-estima muito baixa principalmente por depender do agressor economicamente ou emocionalmente.
Violência Física
A violência física acontece normalmente com o uso de força e/ou objetos de ferir ela atinge geralmente mulheres, crianças e adolescentes, ela se caracteriza com um tipo de agressor que provavelmente já foi agredido quando criança, durante a sua educação e também por ciúmes, sentimento de posse, as vezes até mesmo com a intenção de “educar”. Ou proteger, muitas vezes acontece quando o agressor esta embriagado, drogado, alterado por substâncias químicas.
“Apesar de nossa sociedade parecer obcecada e entorpecida pelos cuidados com as crianças e adolescentes, é bom ressaltar que um bom número de agressões domésticas são cometidos contra os pais por adolescentes, assim como contra avós pelos netos ou filhos. Dificilmente encontramos trabalhos nessa área.”
Violência Psicológica
A Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.
Um tipo comum de Agressão Emocional é a que se dá sob a autoria dos comportamentos histéricos, cujo objetivo é mobilizar emocionalmente o outro para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância. A