alumínio
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al e número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa 27 u . Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário. O alumino é o elemento quimico que pertence ao terceiro período e ao décimo terceiro grupo (metais representativos) da Tabela Periódica.
O elemento alumínio forma compostos trivalentes. Muitos de seus compostos são covalentes quando anidros, mas formam íons em solução.
O metal alumínio é relativamente mole e mecanicamente pouco resistente quando puro, mas torna-se consideravelmente mais resistente quando forma ligas com outros metais O alumínio e suas ligas têm muitas aplicações:
1. Como metais estruturais em aviões, navios, automóveis e trocadores de calor.
2. Na construção civil (portas, janelas, divisórias e “trailers”).
3. Recipientes diversos, tais como embalagens para bebidas, tubos para cremes dentais e papel alumínio.
4. Na fabricação de utensílios de cozinha.
5. Na fabricação de cabos elétricos (tomando por base o peso, eles conduzem duas vezes mais que o cobre).
6. Na preparação de alumínio finamente dividido, denominado “bronze de alumínio”, usado em tintas à base alumínio.
Isotopos;
O alumínio possui nove isótopos , cujas massas atômicas variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estável, e o Al-26, radioativo com uma vida