Aluminío
O alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre (8,13 %), não é encontrado em sua forma pura na natureza, sempre na forma combinada. Elemento metálico, prateado claro, brilhante, pertencente ao Grupo III da Tabela Periódica. O metal é muito reativo, mas é protegido por uma fina camada transparente de óxido que se forma rapidamente no ar. O nome do metal deriva do latim alumen (alúmen). O primeiro milhão de toneladas de produção anual de bauxita foi atingido em 1917, quase no fim da Primeira Guerra quando a mineração havia se expandido para a
Áustria, Hungria, Alemanha e Guiana Britânica.
O minério da bauxita
No início tudo se parece apenas com um monte de terra, servindo apenas como aterro, mas em 4 toneladas dessa terra é possível obter aproximadamente 2 toneladas de Alumina (óxido branco de alumínio em forma de pó) e cada 2 toneladas de Alumina cerca de 1 tonelada de alumínio.
1-) A bauxita é um mineral rico em óxido de alumínio, formado durante milhões de anos pela alteração química de rochas contendo silicatos de alumínio. As principais reservas estão localizadas no Caribe, Austrália, África e América do sul.
Refino
2-) Para se transformar em Alumina a bauxita é triturada e misturada a uma solução de soda cáustica. Depois, a mistura é bombeada para container onde permanece sob alta pressão e é aquecida. O óxido de alumínio dissolvido pela soda cáustica é separado da solução, lavado e aquecido para separar-se da água. O elemento obtido é o óxido de alumínio Al2O3 (Alumina), um pó branco semelhante ao açúcar.
Alumina (Óxido de Alumínio)
3-) As Aluminas químicas são usadas em purificação de água e também na produção de tijolos refratários, cerâmicas, adesivos, catalizadores e retardantes de chamas para incorporação em plásticos e outros elementos.
Transformação
4-) A alumina se transforma em alumínio ao passar por um processo de redução eletrolítica.
Nele a Alumina é dissolvida em banho de criolita, dentro