Aluminio
Materiais metálicos são combinações de elementos químicos metálicos, eles possuem um grande número de elétrons não-localizados, estes elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular. Trata-se de bons condutores de eletricidade e calor (pela boa mobilidade dos seus elétrons), são opacos à luz visível (os elétrons absorvem a energia dos fótons de luz) e uma superfície metálica polida possui uma aparência lustrosa. Além disso, os metais são muito resistentes e ainda assim deformáveis, o que é responsável pelo seu extenso uso em aplicações estruturais, (MORA, 2010).
Já os cerâmicos são compostos por elementos químicos metálicos e não-metálicos, como os nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se enquadra nesta classificação inclui cerâmicos que são compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. São isolantes à passagem de eletricidade e calor, apresentam boa resistência a altas temperaturas e a ambientes adversos e abrasivos. Com relação ao comportamento mecânico, os cerâmicos são duros, porém muito quebradiços.
E os polímeros são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, no hidrogênio e outros elementos não-metálicos. Possuem estruturas moleculares muito grandes, possuem baixas densidades e podem ser extremamente flexíveis. Os polímeros compreendem os materiais comuns como o plástico, borracha e teflon.
Temos ainda os materiais compósitos, que no sentido mais amplo, podemos definir como um