Aluminio
Descrição: EXERCÍCIOS de AVALIAÇÃO
TÉCNICO EM METALURGIA – Turma: A e B| 2º Sem | Data: 27/02/2014
Conteúdo: Arranjos atômicos, Polimorfismo, Alotropia e Imperfeições nos sólidos
Objetivo: Verificação de aprendizagem sobre os conteúdos abordados
1.
Descreva, com o maior número de detalhes possíveis, as diferenças observadas para as estruturas CCC, CFC e HC, exemplificando-as.
2.
Como os defeitos cristalinos podem ser formados?
Os defeitos cristalinos podem ser formados na posição (Figura a) ou no tipo (Figura b) de átomos que o compõe. No entanto, o tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o material foi processado.
3.
Quais os tipos de defeitos cristalinos?
4.
Explique o que é uma solução sólida.
É a mistura de dois sólidos isenta de transformação estrutural, ou seja, a mistura de átomos de soluto
(menor concentração) com átomos do solvente ou hospedeiro (maior concentração) mantendo-se a estrutura cristalina inicial.
5.
O que é vacância? Qual a diferença com interstício?
Vacância, sítio vazio ou lacuna, o mais simples dos defeitos, corresponde a ausência de um átomo em um sítio normalmente ocupado. As vacâncias são formadas durante a solidificação e, também, como resultado de vibrações atômicas que causam o deslocamento de átomos a partir de seus sítios normais na rede cristalina. Já os interstícios são formados quando um átomo do cristal é comprimido (empurrado) para dentro de um pequeno espaço vazio (sítio intersticial) que, sob condições ordinárias, não ocupado. Em metais, os defeitos intersticiais introduzem distorções relativamente grandes na rede circundante porque o átomo é substancialmente maior do que a posição intersticial na qual está situado. Consequentemente, a formação deste defeito não é altamente provável, e existe em concentrações muito pequenas, que são significativamente menores do que aquelas