Aluminio
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
É o metal não ferroso mais consumido no mundo com excelente combinação de propriedades mecânicas e físicas e pode ser aplicado desde a construção civil até em sofisticados veículos aeroespaciais. É um metal de maior vocação para a reciclagem e possui ligas de excelente perspectiva de expansão de produção e utilização. Sua estrutura cristalina é Cúbica de Face Centrada (CFC) com 12 planos de escorregamento.
PROCESSOS DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO PRIMÁRIO
A primeira etapa do processo consiste na purificação do minério. No processo Bayer as impurezas que acompanham o minério são removidas (principalmente compostos de ferro e silício), pois degradariam as propriedades do produto. Quando o NaOH é adicionado o Al se dissolve, pois é anfótero, formando aluminato de sódio. O SiO2 também se dissolve formando silicatos. Todos os rejeitos insolúveis, particularmente óxido de ferro, são removidos por filtração. Em seguida o hidróxido de alumínio sé precipitado da solução fortemente alcalina de aluminato. Isso pode ser feito borbulhando-se CO2 (um óxido ácido que diminui o pH), ou então adicionando-se AL2O3 à solução. Os silicatos permanecem em solução. O precipitado de Al(OH)3 é calcinado (aquecido fortemente), convertendo-se em Al2O3 purificado.
O alumínio obtido pelo processo Hall-Héroult o Al2O3 é fundido com criolita e eletrolisado num tanque de aço revestido de grafite, que atua como cátodo. Os ânodos também são de grafite. A célula opera continuamente, sendo que de tempos em tempos alumínio fundido é removido do fundo da célula e uma nova porção e bauxita são adicionadas.
PROPRIEDADES DO ALUMÍNIO
Ductilidade / Maleabilidade
A alta maleabilidade e ductilidade do alumínio permitem sua adequação aos mais variados projetos, oferecendo soluções criativas e econômicas. O alumínio pode ser conformado, dobrado, usinado e soldado, viabilizando designs ilimitados. Além disso, o alumínio permite vários acabamentos (anodização, pintura,