Aluminio quimica
Informações sobre o Alumínio
Apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o alumínio é o metal mais jovem usado em escala industrial. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos.
Atualmente os maiores produtores de alumínio são, Estados Unidos e Canadá, entretanto nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné.
O alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclagem do alumínio não representa uma combinação única de vantagens. Economiza recursos naturais, energia elétrica no processo, consome-se apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário, além de oferecer ganhos sociais e econômicos.
Fluxo de Produção do Alumínio
[pic]
O processo de obtenção dos alumínio tem três etapas:
• obtenção do minério (bauxita);
• obtenção da alumina;
• obtenção do alumínio.
Obtenção do minério
O minério do qual se obtém o alumínio se chama bauxita. E esse minério foi formado pela decomposição, isto é, a separação em pequenas partículas, de rochas alcalinas. Essa decomposição foi causada pela chuva que se infiltrou na rocha durante milhões de anos. Como resultado disso, as rochas se transformaram em uma argila, ou seja, um tipo de terra, composta principalmente de óxido de alumínio hidratado (alumina) misturado com óxido de ferro, sílica, titânio e outras impurezas. A proporção de alumina, nessa argila, fica entre 40 e 60%.
Antes do início da mineração, a terra e a vegetação acumuladas sobre o depósito de bauxita são retiradas com o auxílio de