Mediação facilitativa
Alunos
Cibeli Maria da Cunha,
Fábio Morais,
Gustavo Tiago,
Rosana Fernandes
Introdução
Segundo a Associação de Mediadores de Conflitos, a mediação é um recurso extrajudicial, privado e voluntário de resolução de conflitos. É especialmente vocacionada para todos os litígios em que há interesse, por parte dos seus intervenientes, em atender, não só ao presente, mas também, às consequências futuras da solução encontrada, possibilitando, além do mais, a manutenção das suas relações (comerciais, de vizinhança, de amizade, familiares, bom nome, etc.) ou a sua melhoria, através de uma atitude de responsabilização e cooperação cívica, respeitosa e sigilosa, na resolução do problema e sua observância futura.
Existem diversos tipos de mediação, cada um com características distintas, mas sempre visando o objetivo da resolução pacífica de conflitos.
Este trabalho trata especialmente da mediação facilitativa. Este tipo de mediação utiliza recursos tais como perguntas e respostas com o objetivo de procurar interesses não demonstrados, assistindo as partes para que procurem encontrar uma solução para o conflito, e o mediador não emite opiniões ou recomendações.
ROTEIRO DO TRABALHO
NARRADOR: O nosso grupo ficou responsável por apresentar o que é a “MEDIAÇÃO FACILITATIVA”.
Para isso, preparou um vídeo introdutório denominado “MEDIAÇÃO”, produzido pelo nosso grupo, com base em material disponível na Internet, especialmente nas Câmaras de Mediação, TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) e arquivos pessoais.
Esse vídeo também está disponível na Internet no site YouTube (pesquisar por palavras-chave MEDIAÇÃO FAMA ITURAMA).
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO
APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO
NARRADOR: Como foi anunciado no final do vídeo, agora assistiremos a representação de um polêmico caso apresentado ao público no dia 04 de março de 2012, no Fantástico da Rede Globo. Nesta data, o programa, veiculou uma matéria a respeito de uma