Alto índice de consumo de crack entre os jovens
EVERTON FERREIRA LEITE
ALTO ÍNDICE DE CONSUMO DE CRACK ENTRE OS JOVENS
PARANAVAÍ-PR
2011
CLAUDINEY BARBON
EVERTON FERREIRA LEITE
ALTO ÍNDICE DE CONSUMO DE CRACK ENTRE OS JOVENS
Trabalho apresentado como atividade do módulo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL, com requisito de avaliação do Curso de Especialização em Gestão Pública do Ead da Universidade Estadual de Maringá, orientado pelos Professores Marcelo Filippin e Vicente Chiaramonte Pires.
PARANAVAÍ-PR
2011
INTRODUÇÃO
O presente planejamento aborda um tema que exige, cada vez com maior eloqüência, a atenção e a atuação do conjunto da sociedade: o assunto das drogas, em especial, o alto índice de consumo de crack entre os jovens. Que alerta para o desperdício de jovens vidas. Diante dessa situação podem sugerir uma linha de atuação, apontar o que se deve fazer.
Na adolescência os conflitos que freqüentemente deixam o jovem confuso, com sentimentos opostos, que acabam influenciando seu comportamento, tais como a violência, a formação de grupos e gangues e o uso de drogas. Vários fatores estão associados ao uso, abuso ou dependência de drogas, alguns deles parecem exercer uma influência mais importante, dentre os quais a influência do grupo social, aprovação social, ansiedade, depressão, conflitos e problemas familiares e o impulso de correr riscos.
Estudos mostram que há prevalência do uso de drogas entre os adolescentes infratores e que a maioria dos adolescentes infratores usuários de drogas não freqüentava a escola. Este é um fator de risco e contribui no processo de exclusão social dos adolescentes, levando-os a situações de indigência e a outras estratégias próprias de sobrevivência e as ocorrências infracionais mais praticadas foram o porte e tráfico de drogas, seguidas dos delitos contra o patrimônio, geralmente praticados com maior freqüência no turno da tarde e na companhia de outros adolescentes.
Infelizmente o uso de drogas é associado a situações