A influencia da capoeira na educação física escolar
Diogo Moreira Lucca¹
Gilza Mendes Passos¹
Maickel Bach Padilha¹
Marcio Tramujas Braga¹
INTRODUÇÃO
Com a importância da educação física na escola e sua influência sobre os alunos, não podemos limitar as aulas com base nos desportos, sendo visto diariamente o handebol, basquetebol, voleibol e futsal. Com isso percebemos que há uma necessidade de mudança, havendo um melhor planejamento das aulas com idéias mais criativas e principalmente, que a diferencie das aulas convencionais que são aplicadas na maioria das escolas.
O moderno conceito de Educação Física é aquele onde o individuo possa manifestar sua cultura, desenvolver atividades em grupo social, estabelecendo interação nos processos sociais, psíquicos e físicos na formação integral do ser humano. A Educação Física Escolar tem por finalidade oferecer oportunidade a todos os alunos para que os mesmos possam desenvolver suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando o aprimoramento e conhecimento do seu aluno. GO TANI cita que todo o comportamento humano pode ser convenientemente classificado como sendo pertencente ao um dos três domínios, ou seja, cognitivo, afetivo-social e motor (1988, p. 5).
Para isso, a capoeira assume uma importância dentro das aulas de educação física, como se vê modernamente amplia-se enormemente o conceito "corpo e movimento", incluindo-se toda a atividade física, psíquica, social e política do homem. A partir destas idéias é levantada a seguinte problemática: a capoeira, sendo uma atividade rica em movimentos, com características coletivas, poderá influenciar positivamente nas aulas de Educação Física em relação ao processo de desenvolvimento da criança.
Fortalecendo a