Alto Alentejo
Introdução
O presente trabalho é sobre as Bases de Dados, mais concretamente o seu conceito, a base de dados relacionais sistemas de gestão de dados e exemplos. De não esquecer a noção de tabela, registo e campo.
É objectivo deste trabalho é obtermos um maior conhecimento acerca deste tema e foi nos proposto pela professora Rosa Gomes no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa através da internet.
Bases de dados
São colecções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. Tem uma importância vital para as empresas, e há vinte anos tornaram-se a peça principal nos sistemas de informação.
Base de dados relacionais
A tecnologia para armazenar informação e dados mais comum hoje em dia é, a base de dados Relacional que foi criada por E.F. Codd na IBM nos anos 70.
Codd baseou a tecnologia numa teoria matemática de relações, que garantia que cada dado tinha um, e apenas um, lugar na base de dados. As bases de dados Relacionais armazenam informação em tabelas.
Uma ou mais coluna são o índex da tabela, ou seja, a chave pela qual a informação é procurada quando necessário. Qualquer outro dado (ou seja, os outros itens em cada fila) está associado a um índex. Existem duas operações básicas nestas tabelas.
Filtrar os dados elimina itens que correspondem (ou não) a alguns critérios; por exemplo, todos os vendedores que vivem em Londres. Uma junção combina dados de tabelas diferentes.
Sistema de gestão de base de dados
Programas ou conjunto de programas que possibilitam a criação e manipulação de base dados (inserção, eliminação, alteração e consulta dos dados). Os dados são independentes dos programas que os manuseiam. Assim, o seu objectivo é registar e manter a informação que for considerada necessária à organização ou pessoa que gere o sistema, disponibilizando-a automaticamente