A região do alentejo
Escola Secundária de Carcavelos
Disciplinas: Economia e Geografia
Trabalho realizado por: * Marta Gariso Nº17 * Pedro Alves Nº18 * Raquel Castelo Nº19
Escola Secundária de Carcavelos
Disciplinas: Economia e Geografia
Trabalho realizado por: * Marta Gariso Nº17 * Pedro Alves Nº18 * Raquel Castelo Nº19
Introdução
A região do Alentejo, a maior de Portugal, é rica em paisagens e apresenta realidades diferentes como as planícies separadas por zonas montanhosas e serranas e com aldeias pitorescas como que paradas no tempo.
As suas imensas planícies durante anos levaram a que se apelidasse a região de “Celeiro de Portugal”, pelas condições propícias à cultura de trigo, da cevada, da aveia e do girassol. O seu subsolo é rico em enxofre mármore e cobre.
A região do Alentejo é uma região estatística (NUTS II) que compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, 47 concelhos e 758739 habitantes segundo o Censo de 2011, esta está divida em 4 unidades: o Alentejo central, Alentejo litoral, alto Alentejo, baixo Alentejo.
Capitulo I
Principais factores condicionantes da agricultura Factores físicos Clima O clima é um dos factores que mais condiciona a produção agrícola, pela temperatura mas sobretudo pela irregularidade da precipitação.
Na região do Alentejo o clima é:
* Quanto à temperatura média anual – temperado; * Quanto à amplitude média de variação anual – oceânico numa estreita faixa litoral e moderado na parte restante da região; * Quanto à humidade relativa do ar – o clima é predominantemente húmido na metade oeste da região e predominantemente seco na outra metade; * Quanto à precipitação – moderadamente chuvoso com algumas excepções onde é semiárido, nomeadamente na parte sul do concelho de Mértola, numa zona entre Moura e S. Aleixo (Guadiana), na zona de Fortes e perto da foz do Sado.