altis
Pele Lipídica ou Oleosa: Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o necessário, a pele torna-se gordurosa. O excesso de sebo que junto com o suor forma uma película hidro-lipídica que recobre a camada córnea e contribui para sua coesão com o objetivo de lubrificação e proteção. A produção sebácea é regulada pela ação hormonal, alterações de temperatura corporal, ambiental e da idade.
Há 2 tipos de peles Lipídicas e Oleosas:
1- As gordurosas resistentes: na qual têm tendência a envelhecer mais lentamente.
2- As gordurosas avermelhadas (eritematosas): são mais sensíveis.
Características clínicas da pele oleosa: espessa e de poros dilatados, brilhante, aparência oleosa com tendência a formar comedões, aumento na produção de sebo, formação tardia de rugas, pálida, irritável. Pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões centrais.
Características histológicas da pele oleosa: a espessura da epiderme é alterada com hipertrofia das glândulas sebáceas.
Pele Alípidica ou Seca: a sensação é que o indivíduo possui pele tensa, rugosa e descamativa. Apresenta-se: desidratada, pouco elástica, facilmente irritável, vulnerável às mudanças de temperatura e umidade ambientais.
Devido à dificuldade em reter água na superfície, encontra-se propensa à ação de substâncias irritantes tópicas e à ação direta de microrganismos.
Há 2 tipos de pele seca:
1- Pele Seca Adquirida: decorrente da: exposição solar acumulada, exposição aos fatores ambientais extremos (calor, frio, vento, umidade), exposição a agentes