Altimetria
Profa. Andréa Ritter Jelinek
45
Capítulo III
ALTIMETRIA
1. Introdução
A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical ou diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos.
A determinação das diferenças de nível entre dois pontos é possível com os seguintes métodos: (a) nivelamento geométrico; e
(b) nivelamento trigonométrico.
Influência da Curvatura da Terra e da Refração Atmosférica
Na fig. 3.1, querendo-se determinar a diferença de nível entre os pontos A e B, colocase em B uma mira em posição vertical e em A um instrumento devidamente nivelado, dando a horizontal AH, correspondente a superfície de nível aparente, que irá interceptar a mira em um ponto C, e não em B, pois o arco AB não pode ser determinado pelos aparelhos de topografia.
É evidente que a substituição do nível verdadeiro pelo nível aparente provoca um erro na determinação da altura de um ponto do terreno, o qual é denominado erro devido à curvatura da terra.
O erro cometido, ao se admitir que os pontos A e C estão em nível (nível aparente), é o erro EC = BC, denominado erro devido à curvatura da terra.
Este erro pode ser calculado, desde que seja medida a extensão do alinhamento AC =
D, uma vez que o raio da terra é conhecido.
Assim:
D2 = (OB + BC)2 - OA2 ou: D2 = (R + EC)2 - R2 desenvolvendo: D2 = EC (EC + 2.R) e: EC = D2 / (EC + 2.R)
Topografia I
Profa. Andréa Ritter Jelinek
46
Como o erro é uma quantidade muito pequena em relação ao raio da Terra, pode-se, sem cometer erro sensível, desprezar EC no denominador, e a fórmula para o cálculo do erro devido à curvatura da terra é:
EC = D2 / 2.R
Figura 3.1
Na prática das operações altimétricas, o erro devido à curvatura da Terra, apresenta-se diminuído, em razão do efeito da refração atmosférica sobre o raio visual.
Quando se faz uma visada de um ponto para outro, o raio