Vídeo sobre hepatite
Como vimos na seção definição da hepatite, os sintomas se dão geralmente em função do tipo de hepatite. Alguns sintomas são comuns a todos os tipos, é o caso da icterícia (mais conhecida como o amarelão).
A icterícia é a coloração amarelada da pele, das mucosas e do branco do olho. Os sintomas dos diferentes tipos de hepatite estão detalhados abaixo.
- A hepatite A: em geral, a infecção aguda passa despercebida em crianças, o que não ocorre em adultos (em dois terços dos casos).
Ver: sintomas hepatite A
A evolução ocorre em três fases
- Sintomas pseudo-gripais: febre, dores nas articulações e nos músculos.
- Fase ictérica com uma grande fadiga (=astenia). Essa fase dura cerca de duas semanas. A fase ictérica é caracterizada pela urina escurecida, as fezes esbranquiçadas, náuseas e perde de apetite.
- Fase de convalescência: dura de duas a seis semanas (ou mais), com o desaparecimento progressivo dos sinais, com exceção da fadiga, que pode persistir.
- A hepatite B: em geral, 25% das hepatites B são sintomáticas. Os sintomas são equivalentes aos da hepatite A. Ver: sintomas hepatite B - hepatite B
- A hepatite C: em geral, apenas 5 a 10% das hepatites C agudas são sintomáticas. Os sintomas são equivalentes ao da hepatite A. Ver: sintomas hepatite C
- A hepatite alcoólica aguda: pode também ser assintomática. No entanto, os sinais mais freqüentes sã a febre, o inchaço do fígado e a icterícia.
- As hepatites crônicas. Em geral, observamos os mesmos sintomas da hepatite aguda: dores abdominais, fadiga, icterícia.