Alternativas de investimentos
1 – Introdução
Neste capítulo iremos explicar: o que é, como funciona, variedade de aplicações e o perfil do investidor com todos os tópicos relacionados a investimentos possíveis em renda fixa e variável. Classificaremos os investimentos em poupança, títulos de renda fixa e títulos de renda variável. Portanto, conhecer e entender as formas de investimento é fundamental ao individuo que busca investir o seu dinheiro de um modo mais seguro e rentável.
1. – Perguntas Frequentes
Muitas perguntas são feitas por futuros investidores, algumas são: como investir, onde investir, qual o melhor investimento, com quanto posso investir em determinada opção, entre outras.
2 – Quais são os investimentos?
2.1 – Poupança
A poupança é o investimento mais tradicional e popular no Brasil. Criado para capitalizar dinheiro principalmente para credito imboliário. Qualquer pessoa pode abrir uma caderneta de poupança, sem necessidade de ter renda ou conta corrente, inclusive menores de idade.
2.2 – Renda fixa Os títulos de renda fixa são basicamente empréstimos, onde o valor da aplicação e período do investimento são definidos no momento da emissão do título. A remuneração obtida pelo investimento é justamento os juros pelo empréstimo. Este pode ser determinado no momento da aplicação ou no seu resgate, classificando-a em pré ou pós fixada. Nos títulos pré-fixados a remuneração acordada no momento da aplicação. Já nos títulos pós-fixados, a remuneração depende da variação de algum índice – taxa de inflação ou taxa de juros – portanto, é sabido apenas no fim da aplicação. As aplicações de renda fixa são classificadas de acordo com o emissor do título, este pode ser Privado – o emissor é um banco ou a empresa – e ainda pode ser um título público - o emissor é o governo.
2.3 - Renda Variável
Investimentos em renda variável são aqueles onde não há como calcular a