alternativas aos combustíveis fósseis
Energia nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação nuclear. O que é uma reacção nuclear? Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atómico). O urânio é um elemento frequentemente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Uma das grandes vantagens da utilização de energia nuclear para gerar eletricidade é a não contribuição para o efeito estufa, comparada à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás ou petróleo) que produz elevada emissão de gases poluentes. Outras vantagens são: maior independência dos países importadores de combustíveis fósseis, utilização de pequenas áreas de terreno para instalação, etc.
As desvantagens da utilização de energia nuclear englobam os riscos de acidente nas usinas nucleares (embora pouco frequentes podem provocar graves danos à população e ao meio ambiente) (Chernobyl); possibilidade de utilização na fabricação de bombas atómicas; os resíduos radioativos (lixo atómico), apesar da pouca quantidade gerada, não têm utilização posterior; envolve elevados custos de construção e operação das usinas.
Fazem parte dos países que utilizam energia nuclear: Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Coreia do Norte, Irão.
A radiação solar, naturalmente, fornece energia, luz e calor. Ela também pode ser transformada em eletricidade. Além disso, a radiação é essencial para as plantas (através da fotossíntese), para obter energia e de viver. As plantas são a base da cadeia alimentar na terra (também nos oceanos, é claro), fornecendo energia para todo o reino animal.
Em algumas áreas mais quentes do que outras, o Sol produz diferenças no “peso” das massas de ar, sistemas de