alternadores
Capítulo
Capítulo 3
3
Máquinas de
Corrente Alternada
3.1- GERADORES CA – ALTERNADORES
Os alternadores tem o mesmo princípio de funcionamento que os geradores CC, ou seja, é necessário que haja um movimento relativo entre a espira e o campo magnético, de forma que se tenha uma variação de fluxo no interior da mesma, produzindo assim uma f.e.m. induzida. A diferença fundamental entre um gerador de CC e uma gerador CA está na forma como a corrente elétrica é coletada. No gerador CA temos os anéis coletores e não comutadores como nos geradores CC. Observe a figura abaixo.
Sem os anéis comutadores a corrente na carga inverte seu sentido, ou seja, temos então uma corrente alternada.
3.1.1- Tipos de alternadores
Há dois tipos de alternadores: o de armadura girante e o de campo girante. No primeiro, o tipo de construção é semelhante ao gerador CC, salvo os anéis coletores, que existem no lugar dos anéis comutadores. Este tipo de alternador com armadura girante, só é usado para pequenas potências. Observe a figura abaixo.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
3-1
Máquinas Elétricas
Capítulo 3
O tipo de campo girante, tem sua armadura no estator (parte fixa da máquina, presa a carcaça) e o circuito de campo é colocado no rotor, diminuindo assim consequentemente os faiscamentos que poderiam surgir nas escovas, pois as tensões induzidas na armadura de alguns geradores podem ser da ordem de alguns milhares de volts. A figura abaixo representa este tipo de gerador.
3.1.2 – Classificação dos alternadores
Os alternadores podem ser classificados quanto a fase em monofásicos, bifásicos e trifásicos. A seguir descreveremos cada um deles, expondo suas características.
a) Alternadores monofásicos
No alternador monofásico, as bobinas de armadura, são ligadas em série ou paralelo. A figura a seguir representa o esquema de um gerador monofásico bipolar. O estator é bipolar porque é feito em