Alterações na lei 6404/76 trazidas pela leis 11638/2007 e 11941/2009
TURMA : 3
TURNO: NOTURNO
CURSO:
BACHARELADO - ADMINISTRAÇÃO - 2º Semestre
MATERIA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
RESENHA COMPARATIVO ENTRE:
EQUIPE ORGANACIONAL X EQUIPE DE FUTEBOL
O último quarto do século XX favoreceu uma mudança de paradigma nas organizações. As empresas tiveram que alterar a suas estruturas para continuarem competitivas no mercado. Dessa forma, alguns conceitos foram implementados para que as organizações se modernizassem. Conceitos como trabalho em equipe foram introduzidos nas culturas das corporações e isto alterou estruturas administrativas centralizadas para ações descentralizadas. A equipe passou a desempenhar um papel mais relevante nas organizações. Estudiosos apontam que o capital intelectual de uma organização é um ativo tão o mais importante do que os bens tangíveis da empresa. Cada membro da equipe desenvolve habilidades que pode trazer resultados eficazes e consequentemente lucros para as organizações. É obvio que há elementos nesta relação entre empregador-empresa que motivará o primeiro para dar resultados para o segundo. Segundo Schutz apud Bergamini (1982) todo o indivíduo tem três necessidades interpessoais: Inclusão, Controle e Afeição e, ao associar-se a um grupo, cada pessoa irá passar por diferentes formas de atendimento de suas necessidades.
Bergamini (1982) distingue dois tipos de pequenos grupos: o sócio-grupo – aquele que se organiza e se orienta em função da execução ou cumprimento de uma tarefa; e o psicogrupo – estruturado em função da polarização dos seus próprios membros.
Como já foi explicitado, as mudanças organizacionais nos últimos anos gerou uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados, por isso a potencialização do trabalho em equipe.
Segundo Spector (2002) um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem