Alteração do Sistema Nervoso Central
O acelerado processo de envelhecimento populacional desperta o interesse da ciência para um melhor entendimento das alterações fisiológicas que ocorrem no corpo humano no decorrer do tempo. Entretanto, por não representar um processo uniforme, ainda não está totalmente clara a maneira com que os diversos órgãos, tecidos e células envelhecem 1. Conhecer as modificações advindas do envelhecimento é fundamental para evitar confusões entre as alterações fisiológicas e os processos patológicos 2.
O processo do envelhecimento é caracterizado por um declínio das funções orgânicas que ocasionam diversas modificações em todo o organismo, levando, consequentemente, a uma redução da capacidade funcional do individuo 3. O sistema nervoso central (SNC) é o sistema biológico mais afetado pelo processo do envelhecimento, pois este é responsável por diversos funções, tais como sensações, movimentos, funções psíquicas e funções biológicas internas, que, se alteradas, interferem diretamente no funcionamento do SNC e vice-versa 1.
O envelhecimento neurológico é marcado por alterações histológicas, bioquímicas, morfofuncionais e alterações no sistema de neurotransmissores, aqui divididas didaticamente em alterações microscópicas e alterações macroscópicas 1.
2. Alterações Microscópicas
O envelhecimento fisiológico do SNC, microscopicamente, decorre da perda normal e gradual das células nervosas e /ou do acumulo gradual de alterações químicas, que resulta em distúrbios da função dos sistemas químicos específicos
2.1. Hipotrofia neuronal e morte celular
Pode-se considerar a morte celular, a hipotrofia neuronal ou a perda de substância branca como as principais causas das alterações do sistema nervoso associadas ao envelhecimento 2. Até as décadas de 50 e 60 os estudos superestimavam a perda neuronal, porém atualmente sabe-se que esta perda não é maciça, prevalecendo em muitos locais o