Alteracoes do pensamento
Elementos constitutivos do pensamento:
- conceito
- juízo
- raciocínio
São elementos propriamente intelectivos do pensamento.
Diferentes dimensões do processo de pensamento:
- curso
- forma
- conteúdo
Elementos constitutivos do pensamento:
1. Conceitos: formam-se a partir das representações. Ao contrário das percepções, o conceito não possui elementos de sensorialidade, não sendo possível contemplá-lo nem imaginálo. O conceito é um elemento puramente cognitivo, intelectivo, não tendo qualquer resquício sensorial. Não é possível visualizar um conceito, ouvi-lo ou senti-lo. Nos conceitos se exprimem apenas os caracteres mais gerais dos objetos e fenômenos. O conceito é o elemento estrutural básico do pensamento. Se expressa por palavras.
Para formação dos conceitos são necessários:
- Eliminação dos caracteres de sensorialidade que ainda apresentam as representações.
Cadeira - Imagem: cadeira preta, bonita etc. Conceito: objeto de 4 pés, para sentar etc.
- Generalização - conceito resulta da síntese de um número considerável de fenômenos singulares. 2. Juízos: consistem na afirmação de uma relação entre dois conceitos. “Cadeira” e
“utilidade”: a cadeira é útil. O juízo tem como função básica formular uma relação unívoca entre um sujeito e um predicado. O juízo se expressa por frases ou proposições.
3. Raciocínio: é a função que relaciona os juízos. Assim como a ligação entre conceitos permite formar juízos, a ligação entre juízos forma novos juízos e, assim, o raciocínio e o pensamento se desenvolvem.
Alterações dos conceitos:
1. Desintegração dos conceitos: perda de seu significado original. Uma mesma palavra passa a ter significados mais diversos. Na desintegração dos conceitos, o sujeito utiliza as palavras de forma totalmente pessoal.
Ex: de Isaías Paim: ateu = descrente de Deus
↓
↓ inverte o significado
a teu comando = a comando de Deus
Surgem os neologismos de palavras conhecidas recebendo significados novos. Ocorre nas