ALTA IDADE MÉDIA
Curso de Direito
Disciplina de História e Antropologia do Direito
Resumo do capítulo
“A Alta Idade Média” do livro:
O Direito na História de Reinaldo de Lima Lopes.
Ana Maria........... - Matrícula:
Jaboatão dos Guararapes
2011
Introdução:
Neste trabalho realizar-se-á um resumo de texto retirado do livro:
LOPES, José Reinaldo de Lima O Direito na História, 2 ed. São Paulo. Max Limonad, 2002. Especificamente o conteúdo descrito entre as páginas 63/80, Capítulo: “Alta Idade Média”, onde o autor analisa a história e o Direito no período que se estende do ano de 476 ao ano 1000, aproximadamente. Para isso, o autor divide o conteúdo nos seguintes tópicos:
As Invasões;
A Regressão;
O direito nos reinos bárbaros;
Os Concílios e a Igreja;
O direito medieval feudal;
A propriedade rural; o direito inglês e sua origem feudal.
Serão utilizados neste trabalho os mesmos tópicos acima relacionados, para que haja uma semelhança na sequência de pensamento.
Resumo:
As Invasões:
No período Tardio do Império Romano, quando o poder estava centralizado nas mãos do Imperador, ocorrem as invasões bárbaras. O povo romano se encontrava oprimido pelo regime militar, o tradicional modo de vida daquela sociedade já não mais existia. Como conseqüência deste cenário, houve uma barbarização da população, quando o povo romano que, para fugir do poder opressivo do Imperador Romano, abandonava o padrão clássico de vida e se juntava, muitas vezes como escravos, ao invasor bárbaro. Desta maneira, aqueles indivíduos encontravam um modo de vida e uma cultura completamente dissociada aos valores que carregavam. Os povos bárbaros não absorveram a cultura e nem o direito romano, pois não seria possível receber tais normas e costumes jurídicos, que pareciam formar um instrumento notável, sem junto com ele preservar as instituições políticas e o mundo