Alongamento Lucas
Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comprovou que alongar sem usar carga, mantendo durante 60 segundos, com intervalos de 30 segundos, é capaz de aumentar o comprimento e a massa dos músculos.
Será que é melhor alongar ou aquecer? Algumas pesquisas afirmam que fazer alongamento pode até atrapalhar o desempenho durante a atividade física e tem muito aluno que confia nisso para dar uma encurtada no treino. Mas um novo estudo, publicado pelo American College of Sports Medicine, vem para provar o contrário e acabar com as dúvidas sobre o assunto: a pesquisa, que revisou mais de 100 trabalhos, concluiu que segurar até 45 segundos braços, pernas, pescoço ou costas, em alongamento, não prejudica o rendimento da corrida. Segundo o educador físico Newton Nunes, do Instituto do Coração (INCOR) o alongamento pode e deve ser feito, mas com alguns cuidados. "Cada aluno deve alongar os músculos considerando dois fatores: as limitações individuais e o tipo de exercício que será praticado".
Alongamento dinâmico o
"Esse tipo de alongamento é indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo", afirma o educador físico Nikolas Chaves, de Belo Horizonte. “Segundo o estudo do American College of Sports Medicine, fazer alongamentos dinâmicos - como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco” é sempre possível, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento. Alongamento passivo
Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou