Alolescência
1635 palavras
7 páginas
PSICOLOGIA EVOLUTIVA: A ADOLESCÊNCIA (PARTE II)3. 2 DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DURANTE
A ADOLESCÊNCIA
De certo que é na infância que se desenvolve mais fortemente a personalidade da pessoa, todavia, é durante a adolescência que esta personalidade se consolidará. Em outras palavras: na infância, a essência da personalidade está lançada, mas na adolescência muitos aspectos serão ainda firmados. Para tanto, o adolescente tem como tarefa fundamental responder à questão “quem sou eu?”
3.2.1 Desenvolvimento do autoconceito ou eu real (a forma como alguém se percebe) As mudanças físicas trazidas pela puberdade obrigarão o adolescente a revisar sua imagem. As alusões ao físico incluídas no autoconceito vão se diluindo paulatinamente, sendo substituídas por características atribuídas ao seu sistema de crenças, a sua filosofia de vida ou as suas expectativas do futuro. O pensamento formal, descrito por Piaget, é responsável por essa passagem, ao passo que as relações sociais adquirem grande importância nestes anos.
O autoconceito se estrutura e se organiza em várias etapas.
a) Primeiros momentos que se seguem à puberdade (adolescência inicial: 11-14 anos), o autoconceito vai estar composto pelas abstrações que guardam relação entre si, mas o adolescente ainda não tem controle cognitivo para relacionar os distintos elementos e construir uma imagem integrada e diferenciada.
b) Com o avanço da adolescência (adolescência média: 15-17 anos), há as primeiras conexões entre abstrações e traços que podem ser opostos.
c) Na adolescência final (18-21 anos), com o avanço do pensamento formal, a capacidade de coordenar abstrações simples em abstrações de ordem superior fará com que o jovem integre em um autoconceito coerente todas as imagens diferentes e contraditórias.
É importante diferenciarmos o autoconceito, isto é, a forma como alguém se percebe, do falso eu, espécie de atuação ou representação diante dos demais, efetivada pelo adolescente, com