Gestao de Comunicação empresarial
Aurélio identifica o vocábulo inglês “slogan” como sendo palavra ou frase usada com freqüência, em geral associada a propaganda comercial, política etc. Em tempo de eleição, candidatos a vereador capricham em frases de efeito que às vezes precisam de uma boa dose de imaginação para serem compreendidas. É o caso do estranho “Atravessando a Nado”, slogan do vereador e candidatoa um novo mandato Cleurinaldo de Lima (PSC). A explicação tem um quê de psicológico relativo a uma certa passagem da maturidade à infância ou vice-versa, conforme o eleitor.
“Sou Nado, filho de seu José e D. Creuza, para quem me conhece desde pequeno em Campina do Barreto, e Cleurinaldo para o pessoal da Secretaria de Segurança Pública e bancos. Ou seja, atravesso de um para outro nome dependendo da situação”, explica. De quebra, acrescenta: ”Funciona em época de muita chuva”.
Já o candidato Jorge Chacrinha (PMDB) vem com um genérico “Por um Recife Campeão”, criado pela agência Ampla. ”Campeão em saúde, educação, emprego, uma cidade de Primeiro Mundo”, diz Chacrinha, também cumprindo mandato na Câmara. E os eleitores entendem a mensagem? “Poucos me perguntam o significado”, garante. Resta saber se isso é um bom sinal.
Aparências podem enganar, mas o que pensa o eleitor diante de um alterego “O Recife Agradece”? Será tão bom o candidato que a cidade não pode passar sem ele? “A cidade agradece que eu, uma pessoa preocupada com seu destino desde a década de 80, quando, como vereador, promovi debates sobre o Recife 2000, concorra novamente a uma vaga na Câmara Municipal”, informa o candidato Mauro Ferreira Lima (PSDC). Admitindo em seguida que quem entende o slogan é “quem tem informação para processá-lo, meus alunos da UPE, por exemplo”.
Tem aqueles que procuram condensar a vida política numa frase e vêm com afirmações empolgantes do tipo “Quem Tem Passado Tem Futuro”. “Este slogan resume minha vida pública de 25 anos e todos os