Alocação dos custos
O custo indireto de fabricação precisa ser alocado aos produtos ou serviços juntamente com os materiais e mão-de-obra diretos, uma vez que ele também é um custo de produção. A apropriação do custo de fabricação indireto às unidades, contudo, pode ser uma tarefa difícil, por três razões:
• O custo indireto não tem uma relação de causa e efeito nítida com o objeto de custo. Isto significa que ou é impossível ou é difícil apropriá-lo a um produto ou serviço.
•Os custos indiretos são compostos por muitos itens, que vão da graxa utilizada nas máquinas até o salário anual do gerente de produção.
• Embora a produção possa variar por causa de fatores sazonais ou de outra natureza, os custos indiretos de fabricação tendem a permanecer relativamente estáveis, devido à presença de custos fixos.
Devido a esses problemas, o único meio de apropriar custos indiretos aos produtos é usar um processo de alocação. Essa alocação de custos indiretos é conseguida por meio da escolha de um critério de alocação comum a todos os produtos e serviços da empresa. O critério de alocação (ou rateio) é uma quantidade – como, por exemplo, horas de mão-de-obra direta (HMOD) ou horas-máquina (HM) – utilizada para apropriar os custos indiretos aos produtos e serviços.
Terminologia da Alocação de Custos
- Objeto de custo: qualquer coisa para a qual se deseja mensurar isoladamente o custo.
- Custos diretos de um objeto de custo: custos relacionados com um determinado objeto de custo e que a ele podem ser identificados de maneira economicamente viável.
- Custos indiretos de um objeto de custo: custos relacionados com um determinado objeto de custo, mas que com ele não podem ser diretamente identificados de maneira economicamente viável.
Objetivos da Alocação de Custos
Os custos indiretos muitas vezes representam considerável percentagem dos custos atribuídos aos objetos de custo como produtos, canais de distribuição e clientes. Os objetivos da