Prática de ensino
Alfabetização vai ao encontro do processo de Letramento
Segundo as propostas pela Pesquisadora Magda Soares, o processo de Alfabetização vai ao encontro do processo de Letramento.
Durante o processo de Alfabetização, a criança adquire o conhecimento da língua, passa a reconhecer as letras e até o final dessa etapa consegue escrever palavras e até algumas frases e pequenos textos.
Já no Letramento, é o momento em que são apresentadas as normas e a estrutura da língua. Passa-se a levar em conta os erros ortográficos.
A pesquisadora sugere que esses trabalhos sejam desenvolvidos simultaneamente, ou seja, Alfabetizar Letrando:
Assim, nota-se que a criança de qualquer nível social busca caminhos para tornar possível o conhecimento da língua, mesmo antes dela entrar na escola, ela já produz seus conhecimentos, sabe diferenciar o desenho da escrita, pois está em contato com uma sociedade grafocêntrica.
A intervenção do professor durante esse processo deve se dar no momento exato. O educador, assim como a criança, deve ter a ciência de que está ali para ajudar e que, trabalhando juntos, o resultado pode ser um tanto quanto significativo. Uma das ferramentas que o professor pode usar para auxiliar e descobrir a dificuldade de cada aluno é a avaliação diagnóstica: a sondagem permite avaliar e identificar a fase de alfabetização e o conhecimento de cada aluno.
Enfim, para que a criança consiga um bom resultado, é necessário o esforço de ambas partes: o dela, para estar disposta a aprender e o do educador, que precisa estar atento ao conhecimento de cada aluno, buscando um caminho em que todos possam interagir e aprender.
Universidade Cidade de São Paulo
Curso de Pedagogia
São Paulo