Alocação do dinheiro publico
No Trabalho relatado abaixo, mostramos algumas vertentes e argumentos para que analisemos melhor a situação do Brasil, a proposta e definir o porquê nosso IDH e baixo sendo que temos uma grande arrecadação de impostos. Veremos a comparação entre o Brasil e outros países. Veremos alguns pontos que podem ser melhorados e a partir daí analisar se a situação esta correta ou se podemos melhorar.
O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).
Analisando a reportagem de Samy Dana para a folha de São Paulo no dia 14/12/2012 com o tema: ‘’Pagamentos de impostos no Brasil é um investimento sem retorno’’. Podemos avaliar Um estudo divulgado pelo Instituo Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que mostra o retorno da carga tributária de diversos países em forma de qualidade de vida. Onde Mostra o Brasil comparado a outros países, com uma carga tributaria próxima ao do Brasil, sendo o Brasil com carga tributaria de 34,3 com o IDH médio de 0,718 sendo que o mesmo é comparado de 0 a 1, comparados com países com uma arrecadação tributaria menos e maior aos nossos. Visivelmente que a arrecadação brasileira e muito maior que o retorno que a mesma poderia nos proporcionar. Isso nos mostra que nossos impostos não estão tendo o retorno correto a benefícios como e educação segurança e saúde ou ate mesmo investimentos econômico que são bases para medir a expectativa de vida, longevidade e o PIB (produto interno bruto). E vindos de uma educação precária, não temos forças legais para lutarmos por direitos que são nossos exemplos mais clássicos de alocação ineficiente do recursos arrecadados pode ser a corrupção onde nem sempre somos vigilantes para reavermos esse dinheiro que e nosso, essa também pode ser uma falha da segurança onde o dinheiro que nos arrecadamos servem de