A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2691 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como um de seus objetivos a oferta de informações aos gerentes que possam auxiliar na tomada de decisões e que são indispensáveis para um bom funcionamento da empresa.
O objetivo da Contabilidade de Custos, ramo que estuda o custeio de um produto ou serviço, é identificar, mensurar e registrar transações econômicas realizadas por uma entidade que identifique diretamente o valor a ser atribuído a um produto ou serviço produzido ou executado pela mesma. Em linhas gerais, seu papel se depara na identificação de todos os seus consumos: materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços, etc., e seus respectivos valores, para que assim, se consiga atribuí-los ao produto ou serviço final.
A apuração dos custos de serviços executados pelo poder público, bem como sua gestão, são de grande valor no gerenciamento estratégico das políticas pertinentes, uma vez que propiciam ao setor público um tratamento racional ao orçamento, e um acompanhamento adequado à execução dos serviços, de modo a atender o crescente número de beneficiários com qualidade com uma estrutura de custos competitivo e indicar o nível de desempenho do Governo com relação aos produtos e serviços gerados.
Enfocando a utilização de indicadores de desempenho na Administração Pública, a seguir, veremos: A importância do controle de custos na Administração, e um dos métodos de custeio, o mais indicado para as atividades desempenhadas na Gestão Pública.

1. A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A implantação de um método de custos adequado é um importante instrumento de gestão capaz de indicar o nível de desempenho do Governo com relação aos produtos e serviços gerados, às atividades desenvolvidas e aos processos executados, para o atendimento das diversas demandas da sociedade.
Certas terminologias são utilizadas pela Contabilidade de Custos como: gasto (dispêndio financeiro para aquisição de um bem ou serviço, que normalmente implica em um

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas