Almoxarifado e Layout
E
LAYOUT
Introdução ALMOXARIFADO
Importante setor das empresas, que consiste num local onde se armazenam os insumos e materiais secundários (de uso interno) visa garantir sua preservação e integridade suprindo as necessidades da produção e setores, podendo ser em recinto coberto ou não.
O almoxarifado recebe os materiais adquiridos de fornecedores externos por meio de compras, esses materiais são armazenados somente após a conferência quantitativa e qualitativa feita pelo controle de qualidade, e liberados para a produção por meio das requisições de materiais (RM).
São elaboradas rotinas rigorosas para que os materiais armazenados sejam controlados, para evitar danos ou até furtos e desperdícios. A retirada desses materiais deve ser feita apenas por pessoas autorizadas mediante as requisições.
Empresas bem-sucedidas, como principalmente as montadoras, que trabalham no sistema de consórcio modular, optam por não ter o almoxarifado devido ao fato de os materiais e matérias-primas serem entregues diretamente pelos fornecedores no momento necessário, (Just-in-Time).
As principais funções do Almoxarifado são:
Recebimento: descarga, conferência quantitativa e qualitativa, regularização.
Armazenagem: guarda, preservação, separação, liberação, venda de inservíveis.
Distribuição: programação, entrega.
1 Principais Atribuições do Almoxarifado
Receber para guardar e proteger os materiais adquiridos pela organização.
Entregar os materiais aos usuários (funcionários da organização) somente com apresentação de requisições autorizadas.
Manter atualizados os registros necessários de entrada e saída de materiais e insumos.
Para obter esse controle é necessário que a empresa possua um sistema onde é possível os lançamentos de todos os dados e características do produto, como:
Que tipo de produto é, qual é o tempo estipulado de