LAYOUT
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
LAYOUT: Resumo e Análise de Estudo de Caso_
“A importância do planejamento do layout na gestão de materiais: um estudo de caso em uma multinacional produtora de artigos esportivos”
Garça, 24 de Setembro, de 2014
Resumo: Este trabalho consiste de um resumo e análise de um estudo de caso referente à A importância do planejamento do layout na gestão de materiais: um estudo de caso em uma multinacional produtora de artigos esportivos”; que teve como objetivo mostrar a importância que o planejamento do layout dos almoxarifados tem na gestão de materiais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em um almoxarifado de produtos químicos de uma multinacional produtora de artigos esportivos, para análise e sugestão de melhorias. Através de observações no setor do almoxarifado da empresa e entrevistas realizadas com o funcionário responsável pelo setor foi detectado que o layout atual não favorece a realização do método FIFO fazendo com que os materiais mais antigos (e próximos de atingir a data de validade) fiquem estocados enquanto os mais recentes são enviados à produção, acarretando o descarte deles. No modelo proposto o layout foi reestruturado, criando um fluxo de abastecimento e retirada de matéria-prima que permite a plena execução do método FIFO e uma redução total dos desperdícios mensal médio de tintas do setor.
1. Introdução
O presente artigo tem como objetivo verificar o impacto que o gerenciamento dos materiais, assim como o planejamento do layout, no setor de almoxarifado, pode ter na redução dos custos com desperdícios da empresa, na diminuição dos atrasos na produção, na melhoria dos fluxos de processo e na otimização da capacidade de armazenamento.
Segundo Fleury et. ai. (2000) um estudo nos EUA mostrou que os custos logísticos representam 21% do produto nacional bruto (PNB) e desse total, 46% correspondem a transporte,