A construção das políticas sociais enviado por magalhaes25michele
2305 palavras
10 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo levantar dados bibliográficos a respeito do processo histórico da construção do serviço social no Brasil, tendo como eixo destacável a atuação do profissional do serviço social. Analisando as características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980. Compreendendo nestes períodos da história as posturas dos profissionais frente às políticas sociais. Sobre o enfoque no comportamento dos grupos no mesmo, de acordo com algumas informações disponibilizadas pela psicologia social. Abordando de forma crítica a posição do Brasil neste período em análise.
Este trabalho discute política social e serviço social e os desafios que esta relação apresenta para a intervenção profissional. Enfatiza o florescimento e o aprofundamento desse debate ao longo da história do Brasil, e a sua consolidação, que se expressa através da consistente produção de conhecimento e da inserção peculiar dos órgãos representativos da categoria profissional no processo de luta pela institucionalização das políticas públicas compatíveis com os valores contidos no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais. O enfoque maior recai sobre a questão da intervenção dos assistentes sociais, no campo da política social, ao implementar o projeto profissional, comprometido com a defesa dos direitos sociais de caráter universal.
2 DESENVOLVIMENTO
No Brasil, as políticas sociais tem sua origem estreitamente ligada ao desenvolvimento urbano industrial, no qual o Estado redefiniu suas funções e passou a utilizar mecanismos institucionais de controle, até então fora de sua esfera de intervenção.
Com o processo de desenvolvimento industrial, aliado à expansão urbana, agravou-se a questão