Alivio de dor no cti
Vanessa da Silva Carvalho Vila** Fernanda Carneiro Mussi***
VILA VSC, MUSSI FC. O alívio da dor de pacientes no pós-operatório na perspectiva de enfermeiros de um centro de terapia intensiva. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(3):300-7.
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo identificar como os enfermeiros aliviam a dor de pacientes durante o pós-operatório, no Centro de Terapia Intensiva de um hospital geral, de grande porte, localizado no município de São Paulo-SP Participaram 14 enfermeiros, com idade entre 20 e 40 anos, em que 78,6% eram do sexo feminino e 42,9% tinham de 1 a 5 anos de atuação profissional. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, gravada e analisados qualitativamente, utilizando-se as etapas da análise de conteúdo, propostas por Bardin(1) . Duas categorias principais foram evidenciadas: avaliação da dor e condutas tomadas para alívio da dor. Os resultados mostraram que os enfermeiros utilizam tanto a terapêutica medicamentosa como a complementar para o alívio da dor e consideram a sua avaliação como conduta inicial para estabelecer ações de prevenção e alívio deste desconforto.
PALAVRAS-CHAVE: Dor. Enfermagem. Unidades de Terapia Intensiva. Cuidados de conforto.
ABSTRACT
The objective of the present study was to identify how nurses releave the post-operative patients pain in the Intensive Care Unit of a general hospital, situated in São Paulo city concil. Participated of this study 14 nurses between 20 and 40 years, and 78,6% were females and 42,9% had 1 to 5 years of professional performance. The data were collected through halfestructured recordered interview and