ALIMENTOS X FARMACIA
Entre os profissionais chamados a encontrar respostas a esses novos desafios, figura o farmacêutico especialista em alimentos, que é o único que, cientificamente, conhece as interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, o mecanismo de absorção do produto pelo organismo e todo seu metabolismo. Neste contexto, todo farmacêutico vai buscando qualificação e encontrando nichos de mercado, pois, ele é um profissional de vasta e complexa visão, devido a sua formação cientifica adquirida na graduação do curso de Farmácia e nas especializações.
O farmacêutico é um profissional de suma importância na cadeia produtiva de alimentos, dado o fato de ser detentor de amplo conhecimento sobre fisiologia, patologia, bioquímica, farmacotécnica entre outras áreas. Sua formação acadêmica faz com que ele seja um profissional diferenciado dos demais como nutricionistas e engenheiros de alimentos, possibilitando, portanto, atuar tanto na pesquisa como na produção.
Pode atuar no desenvolvimento e fabricação de produtos utilizados na prevenção e até tratamento de doenças, como alimentos para diabéticos, alimentos para nutrição parenteral e todos aqueles classificados como alimentos para fins especiais.
Várias são as funções que competem aos farmacêuticos, entre elas: desenvolver métodos de obtenção de produtos para uso humano e veterinário, análise bromatólogica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, processos fermentativos, nutracêuticos e atuação na normatização e fiscalização junto a