Alimentos Trangénicos
O que são os alimentos transgénicos?
Os alimentos transgénicos são organismos em que precisam da intervenção de técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. Por exemplo, podem ser combinados os DNA’s de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
Quais são os riscos dos alimentos transgénicos?
O que pode acontecer com estes tipos de alimentos é: O aumento de alergias; A Redução ou anulação da eficácia dos remédios que contêm antibióticos; O Aumento do nível de substâncias que podem prejudicar a saúde; O Aumento de resíduos de agrotóxicos (não só nos alimentos, mas também nos rios e no solo). Causam contaminação genética irreversível. As técnicas agrícolas milenares que conviviam de forma equilibrada com o meio ambiente são alteradas.
Quais são os benefícios dos alimentos transgénicos?
O que também pode acontecer é: Podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais. São conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção. Ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos. Por meio destas modificações genéticas, pode-se estender a vida útil do alimento.
Quem os produz?
Quem produz os alimentos transgênicos são empresas transnacionais que dominam hoje a produção de transgênicos e também a produção de agrotóxicos, sementes e remédios.
Porque é que modificam os alimentos?
Certos produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional. Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de