Alimentos que influenciam, positivamente ou negativamente, à prática da atividade física e do exercício.
Por: Carolina Rodrigues Ventura
A alimentação é extremamente importante na prática de exercícios, os resultados da prática de exercícios físicos dependem da qualidade da alimentação. Uma boa alimentação ajuda a ter uma melhor recuperação, melhor rendimento e menor risco de lesão muscular. É importante regular o horário das refeições e consumir os alimentos de acordo com sua quantidade ideal. Cada tipo de alimento deve ser consumido em proporções diferentes. É importante também consultar um nutricionista antes de começar a praticar exercicios físicos, para garantir que os resultados obtidos sejam positivos e rápidos.
Antes de praticar exercícios físicos, não é bom ficar em jejum, pois quando não nos alimentos adequadamente, nosso organismo não obtém a energia necessária para praticar os exercícios, e, como os músculos e os órgãos vão precisar de muita energia, o corpo irá ter que retirar do músculo, e não da gordura. O ideal é consumir alimentos que tenham a digestão mais lenta e baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Estes alimentos pertencem aos grupos da piramide alimentar que mais devem ser consumidos. Devem ser consumidas de duas a quatro porções desses alimentos por dia. É importante que a refeição pré-treino seja realizada pelo menos uma hora antes.
Durante o treino o mais importante é estar sempre hidratando o corpo, mas sem exageros.
Após o treino, a melhor opção de alimentos são as proteínas, que ajudam a recuperar a massa muscular perdida durante o exercício. Não é aconselhável comer alimentos ricos em carboidratos após a prática do exercício físico. Peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são opções de alimentos para serem consumidos após o treino. Fazem parte dos grupos da pirâmide alimentar que devem ser consumidos em proporções médias, de uma a três