Alimentos para monogástricos
Diferentes fatores da dieta alteram as necessidades de água e influenciam as relações de consumo de água/consumo de alimento. O aumento do nível de proteína bruta da dieta resulta em aumento do consumo de água e a relação consumo de água/consumo de alimento.
A forma física da dieta, peletizada, triturada ou farelada. Dietas peletizadas ou trituradas resultam em maior consumo de água em comparação as dietas fareladas, embora a relação consumo de água:consumo de alimento permaneça praticamente a mesma. O aumento da concentração de sais na água resulta em aumento do consumo de água.
Quanto maior o teor de proteína da dieta maior as perdas de água, em função da necessidade de manter a homeostase do trato digestivo e, portanto, maior o consumo de água. Além disso, menor produção de água metabólica também é verificada em comparação com dietas ricas em carboidratos, aumentando as necessidades de consumo de água. Quanto mais o balanço de aminoácidos desvia do ideal, maior será a necessidade de água para o metabolismo da proteína.
O balanço de eletrólitos pode ser definido como a diferença entre os principais cátions e ânions da dieta e representa a acidogenicidade ou alcalinidade metabólica da mesma, podendo influenciar o crescimento, o apetite, o desenvolvimento ósseo, a resposta ao estresse térmico e o metabolismo de certos