Alimentação
Faculdade UnB – Planaltina
Licenciatura em Ciências Naturais
Disciplina: Laboratório de Química 1
Professor: Luiz Fabrício Zara
Alunas: Adriana Martins 09/0002300 Fabiane Coutinho da Rocha 10/0028659 Kledyana da Cruz Silva 09/0043294 Renata Braga Maciel 09/0031725 Simone Cerezer Sancandi 09/0132491
Espelho de Prata
Verificar e interpretar a formação de prata sólida nas paredes de um tubo de ensaio (espelho de prata) através da sua redução pela glucose.
1. Pesquise e inclua em seu relatório que tipo de reação que leva a formação da prata.
O reagente de Tollens consiste numa solução amoniacal de nitrato de prata obtida a partir de uma reação entre as soluções de nitrato de prata e hidróxido de sódio com formação de oxido de prata, que por sua vez reage com o amoníaco originando o íon complexo diaminoprata [Ag (NH³)²]*. As preparações que ocorrem na preparação no reagente de Tollens podem ser traduzidas pelas seguintes equações químicas:
2 Ag NO³(aq)+2 NaOH(aq) --- Ag²O(s) + H²O(l)+2 NaNO³(aq)
Ag²O(s) + 4 NH³(aq) + H²O(l) ---- 2 AG(NH³)²OH(aq) (reagente de Tollens). Após a preparação do reagente de Tollens basta adicionar uma pequena quantidade de glucose. Esta substância quando em contato com o reagente de Tollens axida-se a um acido carboxílico, reduzido, por sua vez, o íon prata do complexo [Ag²(NH³)²]. Esta reação química pode ser traduzida pela seguinte equação:
R-CHO+ 2 [Ag(NH³)²] (aq) + 2 OH (aq) ( R- COOH (aq) + 2 Ag (s) + 4NH³(aq) +H²O(l). A razão pela qual se adiciona uma solução de amônio a solução de nitrato de prata é para diminuir o potencial de redução de eletrodos padrão do íon Ag+. Ag + (aq) + e- ( Ag (s) E= +0,799V Ag (NH³)²+ (aq) + e- ( Ag (s) + 2 NH³ (aq) E= + 0,373 Estas semi-equaçoes indicam que o amoníaco forma um complexo com o íon Ag+ , que é mais difícil de reduzir do que ele próprio. Com esta diminuição do potencial de redução de eletrodo padrão do íon Ag+ ,