Economia
Bens e serviço:
O bem é uma coisa física, palpável.
A produção e consumo do bem pode ocorrer em momentos diferentes.
O serviço é uma coisa prestada a alguém, não se pode tocar. Não se pode estocar. Ao mesmo tempo que está sendo produzido, está sendo consumindo.
Bens privados, públicos e meritórios:
a) Privados: consumo individual, ou seja, o consumo de uma pessoa exclui o consumo por outra pessoa.
b) Públicos: consumo por toda a coletividade, não se aplica ao princípio da exclusão, e não precisam pagar para consumir, e o consumo de um bem não exclui o consumo do bem de outra pessoa. Na maioria das vezes oferecidos pelo poder público para necessitades coletivas. Oferecidos em troca de impostos. Ex: segurança.
c) Meritórios (semi - públicos): podem ser explorados pelo setor privado, podem e devem ser produzidos pelo setor público para evitar que quem tem menos condições não seja excluido do consumo. Também são financiados pelos impostos. Ex: educação, saúde.
Quanto ao processo produtivo:
a) Bens primários: bem que ainda nao sofreu nenhuma transformação. Ex: madeira.
b) Bens intermediários: bens que já sofreram transformação, e que são utilizados na produção de outros bens, mas que não são consumidos como bem final. Ex: tecido.
c) Bens de capital ou bens de produção: bens que servem para a produção de outros bens. Também é um bem final, mas está disponível para produção. Ex: máquinas, equipamentos e instalações.
d) Bens finais: são bens que já são disponíveis para consumo, podendo ser classificados em: bens de consumo duráveis, não - duráveis.
Bens de consumo são divididos em:
a) Bens não - duráveis: bens que se esgotam com a utilização. Ex: alimentos, bebidas.
b) Bens duráveis: são bens que não se esgotam com a utilização. Ex: automóveis, eletrodomésticos, casa etc.
Relação que os bens guardam entre si:
a) Bens complementares: bens que podem ser consumidos ao mesmo tempo, sumultaneamente. Ex: café e açucar,