ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em: Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos; Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.
No passado Quando se tratava de alimentação saudável, as coisas pareciam fáceis, porque todos faziam as refeições em casa, as crianças comiam os alimentos que os pais escolhiam e preparavam e ninguém contestava o cardápio que seguia as normas ditadas pela tradição familiar e os casos de obesidade eram poucos.
Hoje
A confusão está instalada. Quem se preocupa em comer alimentos saudáveis fica perdido com as orientações que variam de acordo com a moda. Ora a mídia dita um alimento como item que deva ser excluído do cardápio de quem quer ter boa alimentação, outrora o alimento é visto como algo que deva ser posto a mesa daqueles que queiram ter uma boa alimentação. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
Boa alimentação é sinônimo de saúde, bom desenvolvimento físico e mental e capacidade adequada de aprender e agir. Pesquisas apontam que a melhor qualidade de vida está relacionada a uma alimentação adequada. A falta de tempo para se alimentar e o desconhecimento das necessidades nutricionais diárias têm sido as grandes vilãs na qualidade da alimentação no dia a dia.
____________________________________________________________________________
Benefícios
Uma boa alimentação é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida. Comer bem:
Aumenta a imunidade e reduz infecções;
Previne várias doenças, entre elas o câncer;
Aumenta a energia e reduz o cansaço;
Melhora o humor, combate a depressão e os efeitos do estresse;
Retarda o envelhecimento e melhora a circulação.
Malefícios
Maus hábitos alimentares podem comprometer o