Alimentação Saudável e sustentável
Esta disciplina nos levou a ter consciência de como é importante uma alimentação saudável e sustentável, e também nos conscientizou da importância do nosso papel no processo de educação e alimentação dos alunos sob a nossa responsabilidade.
Através do estudo de vários temas - custo de uma alimentação saudável, obesidade e desnutrição em crianças e adolescentes, influência da mídia e do ambiente escolar nos hábitos alimentares, aditivos químicos nos alimentos, conquistas de uma alimentação saudável, alimentos industrializados x alimentos in natura, segurança alimentar e nutricional, foi possível constatar que a alimentação saudável pode ser alcançada em qualquer lugar, e que dependemos dela para vivermos com qualidade, uma vez que a boa alimentação é a nossa fonte da juventude, pois se fizermos ao contrario, a alimentação pode se tornar o grande vilão da nossa história.
Sendo assim, o nosso grande desafio hoje, é educar e reeducar nossas crianças e adolescentes, para que possam ter hábitos alimentares mais saudáveis que os nossos, para que os mesmos possam ter uma vida longa e de qualidade.
Avaliando os cardápios servidos em nossa escola, observamos que os alimentos utilizados no preparo da merenda são escolhidos, na maioria das vezes, visando à safra e o cultivo em nossa região. Verificamos que, nem sempre, os mesmos apresentam qualidade nutricional e não estão adequados em relação à oferta de hortaliças e legumes. Sendo assim, verificamos que às vezes, há monotonia de cores na merenda servida. A carne bovina é a mais presente nos cardápios e há limitação na oferta de peixes, frutas e laticínios.
Na entrevista realizada com os servidores da escola, explorando o tema obesidade na infância e na adolescência foi possível constatar o conhecimento de todos sobre o assunto e a preocupação dos mesmos em desenvolver atividades de prevenção contínua, uma vez que os mesmos creditam que este seja o melhor caminho para