Documento 12
Alimentação Orgânica e Desenvolvimento Sustentável
Salvador
2015
Kauan André Palafóz Pachêco da Silva
8ª série
Alimentação Orgânica e Desenvolvimento Sustentável
Salvador
2015
*Alimentação Orgânica e Desenvolvimento Sustentável
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.
Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração de matéria prima, é mínima.
*Vantagens e Desvantagens
Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, São mais saborosos, Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação, A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra. A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.
O desenvolvimento sustentável funciona a longo prazo. Sua principal vantagem é o fato de não gerar sistemas sensíveis a qualquer oscilação econômica, seja interna ou externa. O ponto negativo é justamente o fato de os resultados surgirem a longo prazo, quando o povo têm pressa. Exemplo de desenvolvimento sustentável é o proprio Plano Real, que foi implantado em