Alimentação Japonesa
• A culinária japonesa é praticamente baseada em frutos do mar, por ser um país com pequena extensão territorial, e ser rodeado pelo mar.Geralmente, os peixes são servidos com molhos, como o shoyu, de soja, e o wasabi, uma pasta de raiz forte.Costumam acompanhar as refeições com uma sopa chamada missoshiru, que é feita de uma mistura de água com uma pasta de soja salgada chamada misso.
• O cultivo agrícola do Japão é muito apoiado pelo governo, que controla a comercialização dos principais produtos. Como no arroz, o principal alimento da dieta nacional, onde o governo dedicou-se a impulsionar a produção interna com a substituição de importações com a ajuda dos subsídios, como eixo desta política protecionista, criando altos impostos sobre o arroz estrangeiro, afastando a concorrência.
• Principalmente depois da segunda guerra mundial, os japoneses têm incluído em sua dieta alimentos de origem ocidental, como lanches rápidos, frituras e etc. Adicionando em sua dieta mais lipídios e carboidratos, que costumavam faltar por causa da escassez de alimentos e a desnutrição causada pela situação pós guerra.Também vêm sendo adicionados na dieta japonesa, alimentos com mais cálcio, o que está aumentando aos poucos a estatura das novas gerações e diminuindo a incidência de doenças ósseas.
• A alimentação japonesa é rica em grãos, vegetais e frutos do mar, e esses alimentos têm, principalmente, carboidratos, proteínas, fibras e sais minerais. Porém, esse “cardápio” tem escassez de lipídios, cálcio e vitaminas, causando desnutrição e, por causa da falta de cálcio, problemas ósseos e de crescimento (a média de estatura japonesa é aproximadamente 1,70m nos homens e 1,50 nas mulheres).